NMHCRP - Núcleo Museológico

Situado no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (Tocha – Cantanhede), este Núcleo Museológico, inaugurado a 7 de Setembro de 2021, exibe ao público, pela primeira vez, um conjunto significativo de património cultural e científico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais.
O percurso expositivo convida o visitante a conhecer a última leprosaria portuguesa, através de fragmentos do passado (objetos, fotografias e documentos), representativos das atividades desenvolvidas naquele Hospital Colónia e inclui os seguintes núcleos temáticos:

• Hospital Colónia Rovisco Pais, a última e única leprosaria nacional;
• Cronologia do combate e erradicação da doença de Hansen em Portugal;
• A doença e os doentes;
• O laboratório, a farmácia e os tratamentos;
• A assistência clínica;
• O quotidiano na aldeia terapêutica;
• A assistência à família dos doentes de Hansen;

O visitante poderá desvendar memórias e vivências dos seus “atores”- doentes e funcionários, descobrir as especificidades da prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das mais antigas doenças – a Doença de Hansen, também conhecida por Lepra.
Nesta autêntica “viagem no tempo” à história da medicina, da saúde e da assistência social no século XX os seus visitantes serão desafiados a uma reflexão, tão holística quanto possível, em torno do processo ou binómio saúde/doença, partindo do exemplo que serve de tema a este espaço expositivo.

Visitas: A visita ao NMHCRP é acompanhada por um guia e deve ser agendada previamente através dos contactos:
Quinta da Fonte Quente, Inácios, 3060-673 Tocha (Cantanhede)
Telefone: +351 231 440 900 / +351 231 440 966
secretariado@roviscopais.min-saude.pt