LIMPEZA NA LAGOA DA MATA (TEIXOEIROS)

O Municipio de Cantanhede, em colaboração com a Junta de Freguesia de Tocha e a Proteção Civil de Cantanhede realizou intervenção na Lagoa da Mata para a prevenção, controle e erradicação das especies invasoras.

O Município de Cantanhede iniciou os trabalhos limpeza e controlo de plantas invasoras aquáticas na freguesia da Tocha, mais propriamente na Lagoa dos Teixoeiros. Inserido numa candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o projeto de Prevenção, Controlo e Erradicação das Espécies Exóticas e Invasoras tem como principal objetivo erradicar espécies como a erva-pinheirinha (Myriophlyum aquaticum) e azola (Azolla filiculoides). Para o efeito será utilizando um veículo anfíbio, adquirido no âmbito do projeto que será operado por funcionários municipais tecnicamente habilitados da Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais.

A inicitiva, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha, pretende controlar as espécies exóticas invasoras presentes e prevenir entrada de novas espécies, como o jacinto-de-água, contribuindo para uma redução significativa do impacto no ecossistema, evitando a degradação do habitat natural e perda de biodiversidade.